Pé Diábetico e Suas Complicações

A enfermeira Patrícia Mendes, coordenadora de lesões cutâneas do Grupo Quality Life é especialista em enfermagem dermatológica, estomaterapia e laserterapia. Ela coordena uma equipe que é protagonista na construção do cuidado aos nossos pacientes.

Neste mês de Novembro, trouxemos Patrícia para explicar e mostrar o trabalho e a execução das estratégias de prevenção e tratamento em pés diabéticos com nossos pacientes. Os resultados do tratamento realizado podem ser acompanhados abaixo.

O pé diabético é uma das mais recorrentes complicações provenientes da instabilidade glicêmica e é caracterizado pelas lesões ulcerativas (úlcera de pé diabético – UPD) decorrentes de uma série de alterações circulatórias, infecciosas ou destruição de tecidos profundos, relacionado a diferentes estágios de comprometimento neurológico, tais como, neuropatia diabética e também associado a doença vascular periférica, capazes de favorecer o desenvolvimento de ulcerações de difícil cicatrização pela condição sistêmica pré existente, é importante salientar que essas lesões quando não tratadas adequadamente apresentam significativo potencial de infecção e/ou isquemia que podem levar à amputação do membro. (CUBAS, et al. 2013; Brasil, 2016).

Aproximadamente  40 a 60% de todas as amputações não traumáticas dos membros inferiores são realizadas em pacientes com diabetes. E 85% das amputações dos membros inferiores relacionadas ao diabetes são precedidas de uma úlcera no pé.

O profissional Podiatra é o mais indicado para realização da prevenção e no tratamento dos pés dos pacientes diabéticos. O cuidado com os pés é individualizado e especializado.A Prevenção é fundamental para evitar úlceras, para isso procure um profissional especialista.

Patrícia Mendes – Coordenadora de lesões cutâneas do Grupo Quality Life Assistência médica