Screening Populacional

Rastreamento: importante aliado para salvar vidas

Tão importante quanto adotar hábitos saudáveis de prevenção, o rastreamento (screening) cumpre um papel fundamental para o controle da doenças.

Por meio de exames clínicos ou laboratoriais, em geral de realização rápida, os indivíduos são classificados em suspeitos ou não de ter determinada doença. Aqueles classificados como suspeitos devem se submeter a outros exames para um diagnóstico final. Os casos confirmados seriam então tratados.

Screening é uma extensão lógica do princípio de que o prognóstico de uma doença é quase sempre melhor quando o paciente procura assistência logo após o surgimento dos primeiros sintomas (diagnóstico em fases menos avançadas). A detecção de doença, antes mesmo do indivíduo apresentar sintomas, permitiria instituir o tratamento em fases ainda mais iniciais, diminuindo a morbidade e a mortalidade devidas à doença.

Critérios para um Programa de Rastreamento

Para a implantação de programas de rastreamento, o problema clínico a ser rastreado deve atender a alguns critérios, a seguir:

  • A doença deve representar um importante problema de saúde pública que seja relevante para a população, levando em consideração os conceitos de magnitude, transcendência e vulnerabilidade;
  • A história natural da doença ou do problema clínico deve ser bem conhecida;
  • Deve existir estágio pré-clínico (assintomático) bem definido, durante o qual a doença possaser diagnosticada;
  • O benefício da detecção e do tratamento precoce com o rastreamento deve ser maior do que se a condição fosse tratada no momento habitual de diagnóstico;
  • Os exames que detectam a condição clínica no estágio assintomático devem estar disponíveis, aceitáveis e confiáveis;
  • O custo do rastreamento e tratamento de uma condição clínica deve ser razoável e compatível com o orçamento destinado ao sistema de saúde como um todo;
  • O rastreamento deve ser um processo contínuo e sistemático.
 

Segurança ao Paciente

Uso de tecnologias assistenciais no acompanhamento da evolução dos cuidados de saúde do paciente, proporcionando um ambiente de diálogo permanente entre a família, as equipes de saúde e administrativas.

Especialidades

Busca por eficiência e controle sobre as respostas do tratamento do paciente em casa. Condições trabalhadas para ampliar a independência do paciente para os recursos de saúde.

Nossos Gestores

Investimos em sistemas de TI para uma rápida comunicação das equipes, o que nos habilita agilizar a avaliação de pacientes.

— Daniel Assafim

Sempre em casa, com você!Dúvidas sobre nossos serviços?

Teremos muito prazer esclarecer todas as dúvidas.

Fale com a Gente