Mês Mundial de Luta Contra a AIDS

Você sabe o que é o HIV? Esta é sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana¹, que vem sendo estudado há quase 40 anos e, com o avanço da ciência, tem dado às pessoas soropositivas (que possuem o vírus) uma vida plena com medicações que inibem a manifestação da Aids, que é a doença decorrente do vírus.

Você sabia?

Existe uma diferença entre HIV e Aids. Atualmente, nem todo paciente com HIV chega a desenvolver a Aids, que nada mais é do que uma das consequências do vírus, chamada Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. O diagnóstico de Aids considera a baixa quantidade de células de defesa (CD4) presentes no sangue e/ou manifestações clínicas que podem incluir uma ou mais doenças oportunistas.

O que você sabe, de verdade, sobre HIV/Aids?

Seja com o livro de Thais ou com o canal de Youtube de Hannis, o objetivo é informar as pessoas sobre a diferença entre HIV e Aids e quebrar tabus que colocam soropositivo como uma imagem estigmatizada de pessoas muito frágeis.

Acontece que, com o tratamento correto e sexo seguro, não existe nada que diferencie o soropositivo de quem não tem o HIV. Mas, para tirar todos os preconceitos, nada melhor do que entender de uma vez por todas o que significa tudo isso.

Diferença entre HIV e Aids

O HIV é vírus sexualmente transmissível que possui um período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença.

Já a Aids é a doença causada pela HIV. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. O vírus é capaz de alterar o DNA de células e fazer cópias de si mesmo, desta maneira acaba se multiplicando pelo organismo.

Tratamento do HIV

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Por isso, segundo o Ministério da Saúde, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os ARV a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento. Atualmente, existem 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas..

Transmissão do HIV

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Referências bibliográfica

  1. Ministério da Saúde. Aids / HIV: o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em:
    http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/aids-hiv – Acesso em 11 de novembro de 2019
  2. Unaids Brasil. Você sabe o que é HIV e o que é AIDS? – Disponível em:
    https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/ – Acesso em 11 de novembro de 2019.
  3. Ministério da Saúde. História da Aids. Disponível em:
    http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/historia-da-aids-1981 – Acesso em 11 de novembro de 2019.
  4. Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids. Quem Somos. Disponível em:
    http://www.rnpvha.org.br/category/quem-somos – Acesso em 24 de outubro de 2019.
  5. Ministério da Saúde. Cuidado Integral às pessoas que vivem com HIV pela Atenção Básica. Disponível em:
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_integral_hiv_manual_multiprofissional.pdf – Acesso em 24 de outubro de 2019
  6. Ministério da Saúde. Lei cria o Dezembro Vermelho. Disponível em:
    http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/lei-cria-o-dezembro-vermelho – Acesso em 13 de novembro de 2019.
  7. Ministério da Saúde. Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Disponível em:
    http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/profilaxia-pre-exposicao-prep – Acesso em 11 de novembro de 2019.