O acesso à informação e a preocupação dos papais para que seus filhos não passem por tudo o que eles já passaram com a odontologia antiga, faz com que o número de crianças atendidas em consultórios odontológicos aumente a cada ano. Isso é excelente. Quanto mais cedo elas visitarem o dentista, menos problemas terão na vida adulta. Mesmo assim, dúvidas ainda são comuns.
Confira no post de hoje 5 cuidados que todas as crianças deveriam ter com seus próprios dentes.
Para as crianças
1. Limpe os dentes com escova macia e pequena, pasta de dente e fio dental
A limpeza dos dentes deve ocorrer na mesma frequência que a limpeza feita pelos adultos: a cada refeição e todos os dias. Se a criança tiver menos de sete anos, os pais é que devem escovar. Após essa idade, a própria criança está apta a fazer a higienização sozinha, mas a supervisão ainda é importante. Consulte seu dentista em caso de dúvida sobre técnicas de escovação e as pastas dentais mais indicadas.
2. Coma bastante carne, frutas e mastigue chicletes sem açúcar
Isso fará com que os dentes de leite sejam estimulados, ficando moles e caindo na época certa.
3. Higienize seus dentes de leite
A disciplina com a limpeza dos dentes, mesmo que eles venham a cair, deve começar desde cedo. Além disso, dente de leite cariado também dói. Se a criança foi estimulada desde pequena (com dentes de leite ainda), os pais não precisarão se preocupar com os dentes permanentes, pois com certeza eles serão bem cuidado.
4. Visite o dentista a cada seis meses
Assim como os adultos, crianças também devem fazer visitar regulares ao dentista. Tudo para prevenir cáries, gengivites e outros problemas. O acompanhamento da erupção dentária também é importante para o crescimento e desenvolvimento natural dos dentes.
5. Não deixe de brincar, mas pegue mais leve nas brincadeiras de grande impacto ou corrida
É comum nessa fase os dentes da frente servirem de “para-choque” em quedas ou batidas e acabarem quebrando. Sem problemas, o dentista encontrará a solução. Se possível, confeccione um protetor bucal.